Welcome to the blog of Miroslav Georgiev - classical pianist and conductor. Here you can read and discuss interesting stuff from the world of music, life, politics and more.

Friday, June 21, 2013

A verdade sobre os protestos no Brasil

Estou preocupado com a tendência de atribuir os esforços para manter os protestos apartidários ao extremistas e skinheads. Estou preocupado com o espectro da ditadura que esta sendo levantado como possível consequência de movimentos apartidários.

Em minha opinião, quem pensa isso não entendeu bem a raiz dos sentimentos apartidários, expressos pela maioria dos manifestantes, e não só por skinheads e babacas. A razão para isso é uma profunda desilusão com o que os partidos e políticos eleitos pelo povo estão fazendo, e a grande diferença entre o que eles prometiam durante as campanhas  e o que acontece na realidade. E isso vale para todos os partidos, e não um só.
Depois de dar o seu voto para alguém que promete elevar sua qualidade de vida, é natural esperar que sua qualidade de vida suba nos próximos anos, seja ao pagar menos impostos, ter melhor atendimento médico, ou melhor transporte na cidade onde você mora. É isso que não aconteceu com a maioria dos brasileiros nos últimos 10 anos, apesar de todos os avanços gerais do Brasil; avanços esses que não podem ser negados. Ao contrário, a saúde piorou, o transporte piorou, os impostos subiram. Há um mês um amigo meu foi ao pronto socorro do 'melhor hospital' do São Paulo - Albert Einstein e precisou esperar mais de DUAS HORAS para ser atendido. E o SUS então?

As pessoas em São Paulo são forçadas diariamente a perder horas se deslocando pela cidade, seja de transporte público, seja de carro, apesar da promessa dos partidos para melhorar o transporte há mais de 10 anos. 
Enquanto isso, novos estádios estão sendo erguidos, basicamente com o nosso dinheiro. Acho que foi exatamente essa a faísca que inflamou os protestos - a comparação imediata entre os graves problemas de infraestrutura no pais e os bilhões gastos não para corrigir esses problemas, mas sim para erguer estádios de futebol (!!!).

Alguém pode falar que eu, como estrangeiro, não entendo bem a situação do Brasil. Mas é exatamente por eu ser estrangeiro, e tenho conhecido outros países em situações semelhantes, que eu posso fazer uma avaliação diferente e talvez mais bem informada do que os próprios brasileiros. Na minha pátria, Bulgária, por exemplo, nos últimos 20 anos governaram 7 partidos diferentes (da direita e da esquerda), sem grandes diferenças nos resultados de seus governos. Sempre havia escândalos de corrupção, licitações questionáveis, jogos sujos... e o povo está se levantando agora, do mesmo jeito, para pedir mudança radical do comportamento do corpo político - não de um só partido, não de um só político, mas de todos.

Está sendo reconhecida uma verdade um tanto triste: que os políticos passaram a representar não o povo, mas diversos outros interesses, além dos seus próprios. Não é que esse ou aquele partido são um bando de canalhas (e não que todos sejam). O problema é, que nenhum político acha importante batalhar pelos interesses do POVO em primeiro lugar, e depois por seus interesses próprios, de seu partido, e do pais. Eles esqueceram que seu dever é SERVIR O POVO E O PAÍS. Em vez disso, estão servindo aos interesses próprios, aos interesses de seu partido, depois aos interesses da empresa que financiou a campanha deles, etc. (não necessariamente nessa ordem). 

Portanto, manter os protestos apartidários não tem nada a ver com ditadura. Isso tem tudo a ver com o recado geral das manifestações: ACORDEM POLÍTICOS! VOCÊS SÃO OS NOSSOS SERVIDORES, E NÃO O CONTRÁRIO! 

3 comments:

  1. Muito bom o texto. Curti e concordo com vc. Mas acho que a falta de partidos é um sintoma preocupante e triste. Espero que essa fase seja vencida logo, pelo bem do sistema representativo que precisa, sim, ser limpo dos excessos todos a que vc se refere no texto e com os quais concordo inteiramente.

    ReplyDelete
  2. Miro, excelente texto.
    Pelo fato de ter vivido por pouco tempo num país do G8 me faz também acreditar que o que falta eles é esse frescor das ruas brasileiras de brigar porque acredita em algo melhor e que pode sim acontecer. O que precisamos passado a semana da "revolução" é canalizar essa energia para uma AGENDA prática e objetiva. FALTA MUITA GESTÃO nesse país. Um abs,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim Douglas, gestão falta aqui, em todos os niveis. Fico constantemente surpreso com com a incompetencia dos organisadores de eventos de todo tipo, e só posso imaginar o que acontece quando está se organisando algo como a Copa de 2014.
      Mas eu acho que o que e mais perigoso é mandar em Brasilia gente que não se interessa em governar os interesses to pais e do povo, mas sim em roubar dinheiro, fraudar licitaçoes, etc. E o mechanismo de eleger pessoas assim que a gente precisa mudar de alguma forma.
      Alguem tinha levantado a ideia de introduzir limitação para votação - só poderiam votar aqueles que tem Ensino Medio completo, por exemplo. Assim pelo menos quase todo mundo que vota vai saber o que está fazendo.

      Delete