Welcome to the blog of Miroslav Georgiev - classical pianist and conductor. Here you can read and discuss interesting stuff from the world of music, life, politics and more.

Saturday, December 5, 2015

Algumas reflexões (um tanto longas) sobre a atual crise no Brasil


1. NÃO ACHO QUE O MAIOR PROBLEMA DO BRASIL SEJA A DILMA, NEM O PT. Eles são apenas o sintoma mais visível no momento. O problema mesmo é a corrupção endêmica no país. Assim, a saída da Dilma e do PT do poder só vai esconder o problema de novo. O Brasil não vai progredir de verdade até enfrentar a corrupção na sua totalidade, tanto nas organizações e estruturas governamentais como na sua própria cultura nacional.

2. POR QUE A CORRUPÇÃO É O VERDADEIRO PROBLEMA, E NÃO ESTE OU AQUELE PARTIDO? É simples:
- No nível mais baixo, a corrupção, por exemplo, na prefeitura ou no escritório de qualquer funcionário público (ou até privado!!!), significa que o cidadão comum sempre vai enfrentar problemas burocráticos, que só podem ser superados pagando algum tipo de suborno. Isso é, no mínimo, irritante. Os processos demoram demais, custam sua sanidade mental e, claro, mais dinheiro do que precisaria. Mas muito pior é o fato de que uma vez pagando suborno, o cidadão fica acostumado de fazer isso, pois "É assim que as coisas funcionam por aqui". Por outro lado, o funcionário fica acostumado a ACEITAR subornos e começa a achar que é o seu direito de receber subornos! Caso contrário, ele simplesmente não faz seu trabalho (que é pago a fazer!).
- No nível mais alto, o nível dos negócios e do governo, a corrupção impede o tempo todo o funcionamento da maquina pública. Projetos demoram uma eternidade para serem elaborados, licitações são fraudadas, obras já começadas são superfaturadas e demoram pra ser concluídas. Ao mesmo tempo, o custo de todo funcionamento da máquina pública (máquina esta que funciona com o NOSSO dinheiro!) aumenta enormemente, porque em todos os níveis os custos se elevam para encher as contas privadas ou dos funcionários públicos, ou das empresas privadas executando os projetos. Além disso, nem sempre as melhoras empresas são escolhidas para executar os trabalhos. Aliás, muitas vezes, são escolhidos incompetentes só porque são amigos do fulano ou beltrano, sem qualquer qualificação para o trabalho.
A gente sabe que isso é verdade, porque uma infinidade de exemplos nos cercam. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos foram os casos recentes mais gritantes desse problema. Acho que não preciso dizer mais nada.
- Finalmente, é comprovado que a corrupção não está ligada a um único partido, porque problemas acontecem em absolutamente todos os estados, governados tanto pelo PT como pelo PSDB, etc. Caso contrário, seria muito evidente que as coisas acontecem em alguns estados, enquanto eles não acontecem em outros. Além disso, denúncias de corrupção surgem o tempo todo contra membros de todos os partidos. Até os que se denominam cristãos!

3. POR QUE A SAÍDA DA DILMA NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA? Não só porque ela não é o raiz dele, mas também porque a saída dela vai mascarar o problema, dando a impressão de certo 'progresso', mas permitindo que a próxima galera continue roubando sem o olho público na máquina estatal que temos agora. Aí vai demorar pelo menos mais uns 5-10 anos até que o povo acorde de novo e se dê conta de que a roubalheira continua.

4. COMO LIDAR COM A CORRUPÇÃO? Bem, essa é a pergunta mais importante! A corrupção, infelizmente, existe em todos os países - pasmem, não só no Brasil - só que vários outros países encontraram maneiras mais eficientes para combatê-la. Mas para começar, primeiro precisamos examinar onde exatamente se encontra a corrupção. É aqui que a coisa começa ficar feia mesmo, porque ela se encontra em QUASE TODOS OS LUGARES!

Existe uma simbiose bastante perversa entre a maquina pública e o empresariado, simbiose essa que permite o enriquecimento tanto de políticos como de empresários, tudo às custas do pobre coitado que está pagando os seus impostos. Os políticos dos quais dependem de contratos públicos só dão esses contratos às empresas que pagam subornos, ou são amigos dos mesmos. Por outro lado, as empresas estão sempre tentando de conseguir uma ''competitividade" melhor, pagando subornos aos políticos e recebendo contratos em vez de seus concorrentes. O que é pior é que todo mundo sabe como a coisa funciona e já vem preparado. Um empresário que se recusa a pagar propina coloca em risco a competitividade da sua empresa e muito provavelmente recebe pressão dos seus acionistas para fazer tudo o que é necessário para melhorar o lucro! E um funcionário que não quer aceitar propina é pressionado por seus colegas para evitar o risco de ter um anjo no meio dos demônios e prevenir eventuais denúncias.

Subindo a escada do poder, a gente chega não só no poder executivo, mas também no judiciário e legislativo. Existem tantos interesses particulares impulsionando os deputados e senadores a votarem nessa ou naquela proposta! E claro, sempre é bom ter um juiz amigo como defesa num momento de necessidade...
Mas o problema mais grave de todos é que na psicologia brasileira não tem nada de errado roubar do estado ou "dar um jeitinho". Ao contrário, às vezes é considerado até bacana e sinal de esperteza! "Afinal de contas, esse governo nunca fez nada de bom por mim, por que então eu preciso me preocupar com o bem do estado (ou do povo)?".
Isso é um exemplo sinistro do maior perigo na sistema capitalista: a tendência de escolher o ganho pessoal de hoje em vez de fazer a coisa certa para que todos terem ganho no longo prazo (seja daqui a dez anos ou na próxima geração). Afinal, quando um funcionário aceita suborno, ele está prejudicando o interesse de todos; ele impede o avanço do país como todo (mesmo que seja uma coisa pequena, trivial! Some as coisas triviais em números suficientes e você terá um estrago de tamanho gigantesco!) .
Como consequência, o funcionário se enriquece, provavelmente assegurando o seu próprio futuro e o futuro da sua família. Só que ele também assegura que daqui a vinte anos a situação do país como todo permanecerá ruim! Ele assegura que a pobreza continue, que a baixa moralidade continue a reinar como tem acontecido até agora! Que continuará tendo assaltos nos semáforos, sequestros relâmpagos; que o transporte público continuará deficiente, que a saúde e a educação continuarão precárias... Esse funcionário que assegurou o próprio futuro não entende que daqui a dez anos pode ser o filho dele morto com um tiro na cabeça durante o assalto no semáforo! Que pode ser o neto dele que sequestraram na frente da escola privada! NÃO ADIANTA VOCÊ SER FELIZ QUANDO VOCÊ VIVE EM MEIO À TANTA MISÉRIA!  Somos uma comunidade. O bem-estar de cada um e de cada família depende do bem-estar de todos.

O que fazer, então? O problema é que não há um caminho fácil e claro para combater a corrupção. Mas você pode começar ensinando os seus filhos que não devem aceitar ou oferecer propina em qualquer situação. O caminho para uma mudança geral começa com você mesmo, por mais inútil ou ineficaz isso pareça.
Claro, só isso não vai adiantar.  Sempre vai ter gente esperta que quer se aproveitar da ingenuidade e honestidade dos outros. Sinceramente, quando eu vejo o comportamento dos ilustres senadores e deputados, eu me pergunto como eles ainda não estão todos na cadeia????? Acham que nos todos somos bobos? Aparentemente, sim.
Infelizmente, por bem ou por mal, o sistema democrático permite que pessoas más sejam escolhidas para exercerem cargos dos quais eles não são dignos. Existem vários exemplos de pessoas comprovadamente corruptas que continuam em cargos públicos, que continuem a salvo de investigação só porque conseguiram se reeleger! Pessoas que, sem a mínima vergonha, continuam rindo da nossa cara, sabendo que são invulneráveis! E enquanto as leis no Brasil continuem a permitir a impunidade, o país nunca sairá do pântano da corrupção.
É por isso que os atuais acontecimentos no país pra mim são um sinal ótimo. A prisão do senador Delcídio Amaral abre um precedente que pode fazer todas as canalhas em Brasília pensarem dez vezes antes de aceitar o próximo suborno. A investigação tanto de políticos dos mais altos escalões do poder como dos principais empresários do país dá a esperança que finalmente se esgotou a paciência do povo, que finalmente ficou inaceitável que alguns permanecessem invulneráveis, mesmo roubando bilhões, enquanto outros vão para a cadeia por causa de uma declaração de imposto de renda com problemas.
Mas a pressão tem que continuar. O povo brasileiro precisa entender que é do seu próprio interesse de pressionar os políticos a aceitar leis mais rigorosas, que os protegem menos, em nome do bem do país como todo; que é necessário acabar com a corrupção na cabeça do monstro primeiro, no nível alto, antes de descer aos poucos e prender todos os espertinhos locais que acham que ser funcionário público é sinônimo de privilégios e oportunidade de enriquecimento.
Assim, em vez de pedir a saída da Dilma no atual momento, seria muito mais eficiente usar a indignação publica para pressionar o Congresso nacional a aceitar reformas políticas. Reformas que, alias, vem sendo propostas, mas de repente perderam fôlego perto do show do impeachment. Talvez alguém tenha mesmo interesse que os holofotes fiquem sobre a presidenta, e não sobre os políticos em geral?  Caros amigos, de que adianta a saída de uma presidenta fraca quando os próximos políticos não mudarão nada???

Acima de tudo, é preciso entender que não podemos mais, como povo, achar que o "jeitinho brasileiro" é uma coisa superbacana, que dá o direito de você burlar a lei a qualquer momento, pagando a quem precisa. Ser civilizado tem o seu preço, e não podemos mais escapar disso.

No comments:

Post a Comment